Capacitação em Processos e Sistemas da Indústria de Petróleo e de Biocombustíveis
Área Restrita






Biocombustíveis e Biotecnologia (BB)

Descrição:

Com base na recente revolução na biologia molecular, a qual permite uma riqueza de inovações em bioprodutos feitas a partir de matérias-primas renováveis, o campo da biotecnologia está em uma fase de transição para levar os produtos ao mercado. Isso requer uma mudança das ciências naturais para as ciências da engenharia, com a concepção de novos e eficientes projetos de bioprocessos em grande escala, seguida pela implementação do projeto mais promissor na prática.

As ciências da engenharia estão passando por uma revolução, onde as abordagens baseadas na bioeconomia substituem as rotas fósseis, e a simplificação grosseira é substituída por métodos computacionais altamente detalhados. Assim, os profissionais formados com um perfil voltado à área de Biotecnologia e Energias Renováveis (BER) encontrará um vasto campo de atuação em vários setores da indústria tradicional do petróleo, inovando e agregando valor aos processos já existentes e/ou implementando novos métodos de exploração e produção em industrias baseadas tradicionalmente em combustíveis fosseis.

Ao término de suas dissertações/teses, os alunos deverão ter adquirido competências para atuar no setor de biotecnologia e energias renováveis, como a identificação de soluções para o controle de processos e a seleção de tecnologias adequadas às necessidades do setor, bem como no desenvolvimento de novas aplicações ou na melhoria das existentes. O profissional formado apresentará um perfil diferenciado, conciliando formação sólida nos fundamentos científicos e tecnológicos, com o conhecimento dos princípios envolvidos nos diversos processos do setor. Dessa forma, o pós-graduado do Programa ANP estará habilitado a atuar no desenvolvimento e na ampliação do setor de biotecnologia e energias renováveis.

Ênfases:

Cursos elegíveis:

Disciplinas:

Obrigatórias
Optativas