UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Química da UFRJ

Intercâmbio Acadêmico

Para Alunos da Escola de Química da UFRJ

Escola de Química da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Passo a Passo

Quem pode ir ao Intercâmbio

Ver critérios especificados nos editais dos diferentes programas de intercâmbio.

Quais os Programas de Intercâmbio Disponíveis

Os seguintes programas de intercâmbio/Duplo Diploma estão disponíveis:

Fique por dentro das chamadas acompanhando as páginas da DRI-UFRJ e da DARI-UFRJ:

Como se Inscrever?

Seguir as instruções descritas nos editais dos diferentes programas de intercâmbio.

Fui Selecionado, o que devo fazer?

Uma vez selecionado, com as cartas de aceite do CNPq (CAPES) e/ou da Universidade estrangeira, o aluno deverá enviar um email para intercambio@eq.ufrj.br e agendar um horário para preencher os formulários de intercâmbio (Formulário de Comunicação de Intercâmbio, Formulário AID). Com esses documentos preenchidos, o aluno deverá em seguida abrir um processo no protocolo para que ele possa ser inscrito na disciplina "estudos no exterior" enquanto estiver fora da EQ. O aluno que não seguir esse procedimento poderá ter sua matrícula na UFRJ cancelada.

Volta do Intercâmbio

Ao voltar do intercâmbio, o aluno deverá procurar a seção de ensino para:

  • solicitar o encerramento da disciplina Estudo no Exterior. Para isso deverá entregar o seu histórico escolar na universidade estrangeira e preencher o Formulário de Encerramento de Intercâmbio;
  • solicitar a alteração de sua periodização junto com a coordenação de intercâmbio. O aluno que quiser solicitar essa alteração enquanto ainda estiver fora no período de inscrição/alteração em disciplinas deverá mandar o Termo de Compromisso de Alteração de Período preenchido a intercambio@eq.ufrj.br com algum documento que comprove que irá voltar para cursar o semestre (ex: cópia da passagem de avião, ...).

Equivalência de Disciplinas

O aluno deverá abrir um processo de equivalência na Seção de Protocolo da Escola de Química para solicitar as dispensas de disciplinas desejadas.

No processo de equivalência, devem constar:

  • O Formulário de Equivalência de Disciplinas preenchido;
  • O histórico oficial do aluno na universidade estrangeira assinado e carimbado;
  • As ementas oficiais detalhadas (conteúdo programático e carga horária) das disciplinas cursadas no exterior, assinadas e carimbadas, para as quais o aluno pede equivalência;
  • As ementas das disciplinas da UFRJ constantdo conteúdo programático e carga horária que o aluno julgar equivalentes.
Observações importantes:

Se o histórico e/ou as ementas da universidade estrangeira não forem escritos em lingua portuguesa, lingua espanhola ou lingua inglesa, traduções desses documentos também deverão ser anexadas. Podem ser aceitos:

  • Documentos em inglês, espanhol ou português produzidos pela universidade estrangeira (carimbados e assinados);
  • Traduções juramentadas em inglês, espanhol ou português.

A comissão de equivalência irá analisar o processo para recomendação ou não à Congregação da Escola de Química, das equivalências solicitadas. É importante ressaltar que é de responsabilidade exclusiva do aluno trazer as ementas oficiais detalhadas das disciplinas cursadas no exterior, assim como o histórico oficial da instituição.

Banco de Disciplinas

Sob pedido, o aluno pode pedir junto com a coordenação de intercâmbio as equivalências de disciplinas já acordadas com a Universidade estrangeira aonde pretende ir.
Intercâmbio Acadêmico