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Escola de Química da UFRJ
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Requerimentos

Requerimentos à Seção de Ensino

ATENÇÃO: Para solicitar quaisquer requerimentos à Secretaria de Graduação, não será mais necessária abertura de processo físico no protocolo da EQ, basta preencher o formulário correspondente.

Cancelamento de Matrícula

ATENÇÃO: Para solicitar quaisquer requerimentos à Secretaria de Graduação, não será mais necessária abertura de processo físico no protocolo da EQ, basta preencher o formulário correspondente.

Diploma de Graduação

ATENÇÃO: Para solicitar quaisquer requerimentos à Secretaria de Graduação, não será mais necessária abertura de processo físico no protocolo da EQ, basta preencher o formulário correspondente.

Solicitação de inscrição em atividades de extensão

Como as atividades de extensão nem sempre seguem o ritmo dos períodos do ano letivo, a EQ introduziu a possibilidade de realizar as inscrições em fluxo contínuo. A inscrição na atividade e inserção das horas no BOA exigem os seguintes passos:

  1. Solicitação de inscrição na modalidade de extensão através do formulário https://forms.gle/buZvbmVfLDFdM9MZ6.
  2. Assim que a inscrição na modalidade de extensão aparece no CRID do aluno, ele pode solicitar a inscrição no projeto pretendido.
  3. No final da atividade, o aluno deve solicitar uma declaração ao coordenador da ação (indicando a carga horária cumprida), e encaminhá-la para o e-mail da diretoria adjunta de extensão adext@eq.ufrj.br.

Revalidação de Diplomas de Graduação

O Processo de Revalidação se inicia no Protocolo do CT, que encaminha o processo à EQ. Os interessados devem, primeiramente, baixar os formulários disponíveis no site da Decania do CT -  www.ct.ufrj.br

Após o preenchimento os interessados devem comparecer ao protocolo do CT com os seguintes documentos:

  • I – Original e cópia do Diploma a ser revalidado;
  • II – Original e cópia do Histórico Escolar Oficial;
  • III – Original e cópia do currículo e duração do curso;
  • IV – Original e cópia do Programa das disciplinas cursadas, com carga horária;
  • V – Original e cópia de documento de Identidade (com foto);
  • VI - CPF;
  • VII – Original e cópia da Certidão de nascimento ou casamento;
  • VIII – Original e cópia do comprovante de Residência;
  • IX – Cópia da Dissertação, tese ou monografia (se especialização);
  • X – Comprovante de Pagamento da taxa de abertura (alunos, funcionários e docentes da UFRJ estão isentos).
  • Do andamento do processo

    Recebido o processo, o SAG o encaminha à Comissão; 

    A Comissão avalia, elabora um parecer e encaminha à congregação;

    Após a homologação do parecer pela Congregação, entramos em contato com a parte interessada e informamos o deferimento/indeferimento do pedido e as providências subsequentes.

    ATENÇÃO: existe um prazo para a conclusão, estabelecido pela Resolução n°02/2005 do CONSUNI:

    Artigo 13  - A universidade deve pronunciar-se sobre o pedido de revalidação  no prazo máximo de 6 (seis) meses da data de recepção do mesmo, fazendo o devido registro ou devolvendo a solicitação ao interessado, com a justificativa cabível.

    §1°  Da decisão que indeferir o pedido de revalidação, caberá recurso ao Conselho de Ensino de Graduação, a ser interposto no prazo de 15 dias, a partir da publicação da decisão no boletim da UFRJ.
    §2°  Esgotadas as possibilidades de acolhimento do pedido de revalidação pela universidade, caberá recurso à Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

Creditação de Atividades Complementares Especiais

Prezados alunos,
O processo de solicitação de creditação de Atividades Complementares Especiais (ACE), está sofrendo algumas alterações:

  • A resolução 3/2019 altera a resolução 1/2016, que definiu inicialmente a creditação das ACE, abrindo a modalidade EQWY04 em 3 modalidades distintas (EQWY04 – EQWY06), diferenciando agora entre atuação em empresa júnior, liga estudantil e fórum temático. Desta forma, os alunos têm agora a possibilidade de fazer contar a atuação nestas diferentes áreas, o que antes não foi possível.

  • Transferência do processo de solicitação para o ambiente virtual: Para melhor atender os alunos no periodo de distanciamento social, a solicitação de creditação pode ser feita agora a distância através do formulário online https://forms.gle/XMgnpsrbi28J7GV86. Para completar a solicitação é preciso fazer o upload da declaração de participação assinada pelo coordenador/presidente/orientador, e, no caso da modalidade “iniciação científica” do certificado de apresentação ou publicação.

  • Para esclarecer eventuais dúvidas, favor entrar em contato com a diretoria adjunta de extensão através do e-mail adext@eq.ufrj.br.

    Inscrição no Trabalho de Final de Curso durante a interrupção do Calendário Escolar de 2020/1

    Prezado aluno, veja em Graduação/Trabalho de Final de Curso o protocolo que deve ser seguido para a realização de inscrição em trabalho de Final do Curso durante a suspensão do calendário acadêmico determinada pelo CEG.

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