CARLOS AUGUSTO GUIMARÃES PERLINGEIRO

 

PLANO DE  TRABALHO

 

17 de fevereiro de 2003

 

As atividades acadêmicas na área de Engenharia de Processos, foram iniciadas em 1975.

 

O esforço atual encontra-se dirigido ao ensino da Engenharia de Processos, segundo as seguintes vertentes:

 

-          Aulas: aprimoramento do mecanismo de exposição da matéria em sala de aula.

-          Livro Texto: oferta de uma referência bibliográfica moldada ao programa da disciplina e de alcance mais imediato para os alunos.

-          Programas de Computador: oferta de instrumentos para a visualização da resolução de problemas em sala de aula e de resolução de problemas fora da sala de aula.

-          Site na Internet: oferta de um instrumento de estudo à distância e de comunicação com o professor e com outras fontes de informação.

               

Seguem-se as quatro vertentes com os seus estágios atuais e pretensões de curto prazo:

 

1. Aulas

 

1.1 Presente

 

A partir do primeiro período de 2002 foi adotado o esquema de aulas “limpas” ministradas com o auxílio do sistema "notebook”/canhão. As telas exibem resumos das Notas de Aula redigidas pelo professor e que estão sendo transformadas em livro didático. Os alunos acompanham a exposição com o texto completo à frente. As aulas tornaram-se mais dinâmicas com a supressão da escrita do roteiro de aula, de fórmulas, tabelas e figuras no quadro, e com a possibilidade de repetição imediata de tópicos recém ministrados e de um resumo da matéria já lecionada. As aulas também se tornaram mais rápidas, possibilitando a cobertura de uma quantidade maior de matéria no mesmo espaço de tempo, ficando o tempo restante para ilustrações mais detalhadas e exercícios em sala de aula. Na tentativa de compatibilizar o máximo de informação com o máximo de conforto visual nas telas, novas formas de transmissão de determinados tópicos têm sido encontradas, resultando um aprimoramento das Notas de Aula. Tem sido possível, também, exibir os programas desenvolvidos pelo professor para dimensionamento, simulação e otimização de processos. São os mesmos programas que os alunos utilizam nas aulas práticas e que permanecem disponíveis na rede da Escola (ver adiante).

 

1.2 Futuro

 

Pretende-se aprimorar o visual das telas, incluindo figuras estáticas e dinâmicas para facilitar a compreensão de conceitos e procedimentos, bem como aumentar o número de telas para tornar as aulas ainda mais fluentes. Está sendo cogitada a inclusão de tópicos “avançados”  visando ao uso do material em disciplinas de pós-graduação. O material já desenvolvido se encontra à disposição dos colegas, mediante solicitação.

 

2. Livro Texto

 

                2.1 Presente

 

Estão sendo efetuados diversos aprimoramentos nas Notas de Aula em termos de  uniformização de unidades (SI), troca de alguns exemplos, ampliação do leque de problemas propostos, complementação de alguns tópicos, aperfeiçoamento das referências bibliográficas.  As Notas de Aula serão publicadas sob a forma de livro texto, na forma em que se encontram. Pretende-se sanar algumas das deficiências mais simples apontadas acima e partir para a publicação de um livro sob as formas convencional ou virtual ou em CD. Para tanto, contatos já foram estabelecidos com uma editora.

 

2.2 Futuro

 

Numa próxima edição, serão incluídos capítulos sobre Sistemas de Reação, Sistemas de Controle, Síntese do Processo e Sistemas de Processos, que constam no Programa atual da disciplina. Desde já, fica proclamada a intenção de utilizar o livro como semente de algo maior, agregando material desenvolvido por colegas da Escola como co-autores, em regime de adesão voluntária. A integração com os Departamentos de Processos da Escola ainda é uma meta a ser buscada através da inclusão de processos completos a título de ilustração e de estudos de casos.

 

3. Programas de Computador

 

                3.1 Presente

 

Atualmente, encontram-se disponíveis alguns programas de finalidade didática desenvolvidos pelo professor no decurso de todos esses anos dedicados à Engenharia de Processos. Os programas permitem a visualização do andamento dos algoritmos e dos resultados parciais, em telas gráficas. Os principais programas são os seguintes:

 

Modela: dado o modelo matemático de um equipamento ou de um processo, o programa executa a ordenação das equações para o dimensionamento ou para a simulação. A matriz incidência vai sendo modificada na tela à vista do usuário. A listagem de um programa de dimensionamento ou de simulação é gerada em Quick Basic. A listagem é salva com extensão .bas e o programa é executado em seguida.

 

Benzo: executa o dimensionamento, a simulação e a otimização de um processo ilustrativo constante das Notas de Aula, bem como dos seus equipamentos tomados isoladamente. O programa é específico para este processo e os parâmetros físicos e econômicos são fornecidos na listagem, não havendo consulta a bancos de dados. O usuário tanto pode utilizar os valores “default” das variáveis especificadas e dos parâmetros, como alterá-los para fins de investigação, como numa análise de sensibilidade. Um diagrama dos equipamentos e o fluxograma do processo aparecem na tela e os valores das variáveis vão se modificando à medida que o programa vai sendo executado. O dimensionamento e a otimização se utilizam do procedimento global. A simulação utiliza o procedimento modular. A otimização segue o método de Hooke&Jeeves.

 

Ciclor: dado o fluxograma de um processo complexo, sob a forma de uma matriz de conexões, o programa localiza os ciclos e monta a matriz ciclo-corrente. O procedimento apresentado nas Notas de Aula pode ser visualizado dinamicamente na tela. O programa poderá ser acoplado ao Modela.bas para executar a simulação do processo.

 

Demohj: o programa executa o método de otimização de Hooke&Jeeves para algumas funções objetivo unimodais e multimodais previamente escolhidas. A evolução da busca no plano fase pode ser visualizada na tela.

 

Usaurea: o programa executa o método da Seção Áurea para algumas funções objetivo unimodais e multimodais previamente escolhidas. A evolução da busca, com a redução do intervalo de incerteza pode ser visualizada na tela.

 

RTCH: o programa executa um algoritmo heurístico de geração de uma rede de trocadores de calor, com a visualização da montagem progressiva da rede na tela.

 

Usabiss: o programa executa um algoritmo de resolução de sistemas de equações com ciclos aninhados, pelo método da bisseção.

 

3.2 Futuro

 

Os programas terão os seus códigos abrigados em ambiente Windows, modernizando e flexibilizando a entrada de dados e a visualização conjunta de algoritmo e gráficos em telas simultâneas. Diversos outros programas já foram imaginados e deverão ser implementados. Cogita-se mesclar o uso desses programas  com o de softwares comerciais.

 

4. Site na Internet

 

                Presente/Futuro

 

Este “site” representa a concretização de um instrumento para o estudo de Engenharia de Processos à distância. O “site” contem uma página com “links” direcionados para diversos arquivos organizados segundo duas vertentes. Na primeira (o passado...), encontram-se informações de caráter pessoal, como Notas Biográficas e Curriculum Vitae (Resumido e Detalhado). Na segunda (o presente/futuro...), encontram-se detalhadas as atividades relacionadas à Engenharia de Processos: Plano de Trabalho, material sobre a disciplina (ementa, programa, roteiro de aulas, avaliações (com gabarito, notas e comentários pós-correção), livro texto, notas de aula resumidas e uma Lista de Discussão. Será testada a execução de programas diretamente a partir da página. Como no caso do livro, o “site” poderá ser ampliado com contribuições de colegas, até mesmo de outras disciplinas, cujos textos poderão ser acessados através de “links” eventualmente estabelecidos com a finalidade de integração departamental e interdepartamental.

 

A finalidade do “site” é proporcionar meios para complementar as aulas expositivas, cada vez mais curtas, objetivas e de cunho apenas orientador, com as atividades extraclasse que serão as responsáveis efetivas pelo aprendizado.  

 

Metas e Horizonte Plausível

 

                A execução deste Plano de Trabalho servirá para demonstrar, na prática, a viabilidade de dois componentes inovadores inoculados na Reforma Curricular iniciada durante o mandato de Diretor da Escola:

(a) redução da carga horária em sala de aula, acompanhada de atividades extraclasse,

(b) integração com colegas de Área, de Departamento e de outros Departamentos,

 

bem como ajudar a projetar a Escola na área de Engenharia de Processos, em que é pioneira.

 

 

Contribuições são bem vindas de colegas da Escola e de outras Instituições.

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