Prof. Jo Dweck

Engenheiro Químico pela Escola Nacional da Química da Universidade do Brasil (1969), é Professor Titular da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Adunjct Professor do Chemistry Department da Louisiana State University. Doutor em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (DEQ EPUSP -1990), com Pós Doutoramento na Rutgers University e na Louisiana State University. Atua em Engenharia Química com ênfase em Reciclagem e Tratamento de Rejeitos e Efluentes Industriais e no Desenvolvimento de Novas Aplicações de Análises Térmicas em Materiais e Processos. Tem trabalhado no controle de qualidade e caracterização de matérias primas e produtos e rejeitos industriais, em processamento cerâmico, na avaliação e aproveitamento de potencial energético de biomassa natural e resídual industrial, em tecnologias de solidificação e estabilização de rejeitos contendo metais pesados com cimento e no tratamento de efluentes e sub-produtos industriais. Em desenvolvimento e avaliação de materiais trabalha com argilas organofílicas, bioprodutos, nanocompósitos, materiais pozolanicos, catalisadores residuais e materiais de construção.

Formação Acadêmica

:: Graduação Engenheiro Químico

Instituição: Escola de Química da UFRJ
Ano: 1969

:: Dissertação de Mestrado

Instituição: COPPE/UFRJ
Curso: Engenharia Química
Ano: 1974

:: Tese de Doutoramento

Instituição: Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP
Curso: Doutorado em Engenharia Química
Ano: 1990

:: Pós-Doutoramento

Instituição: Center for Ceramic Research da Rutgers University, New Jersey, E.U.A
Ano: 1994

Instituição: Chemistry Department da Louisiania State University
Ano: 1999

Disciplinas Ministradas

Disciplinas Ministradas
GR / PG
Análises Térmicas de Materiais e Processos
PG
Termoprocessamento, Estabilização e Reciclagem de Resíduos Sólidos
PG
Tecnologia de Materiais Cerâmicos
GR
Tecnologia Inorgânica Experimental
GR

Linhas de Pesquisa

:: Desde 1970 já trabalhou em transferência de calor em escoamento laminar, superfícies seletivas para coletores solares, pesquisas em tratamento de rejeitos industriais : recuperação de óleo de palma (dendê) e óleos animais a partir de borra de laminação de aço; produção de alcoois superiores a partir da destilação de óleo fúsel; recuperação de solventes clorados a partir de efluente industrial; recuperação de enxofre e produtos derivados, por processos térmicos e termoquímicos a partir de: borra de filtração de enxofre, fosfogesso; estudo técnico-econômico de produçaõ de hidrogênio e enxofre a partir de gases ácidos efluentes de refinarias. Otimização de métodos de análise química de bauxita crua e sinterizada.

:: Desde 1986 tem trabalhado em novas aplicações em análises térmicas para caracterização, controle de qualidade e desenvolvimento de processos ligados a materiais cerâmicos, vitro-cerâmicos, poliméricos, nanocompósitos, precursores de cerâmica avançada, rejeitos industriais, minerais industriais, alimentos, cristais líquidos, produtos bioquímicos e biomassa. Participou de projetos comjuntos internacionais com a Rutgers University (NJ, USA), e com o Israel Ceramic and Silicate Institute (Israel) e o Instituto de Macromoléculas Heloisa Biasoto mano da UFRJ. Desde 1998 atua em Solidificação de Rejeitos com Cimento em Projetos Conjuntos Brasil-EUA com a Louisiana State University (LSU/USA), Univeristy of New Orleans (UNO/USA) e a Universidade de São Paulo (DEQ/EPUSP), onde também atua em projetos de caracterização e controle de qualidade por análises térmicas de argilas especiais para tratamento de efluentes e nanocompósitos.

Publicações

:: Editor Convidado do número especial 67 do Journal of Thermal Analyis and Calorimetry, publicado em Fevereiro 2002, 325pp. Referee das revistas científicas Thermochimica Acta e Journal of Thermal Analysis and Calorimetry.

:: Das atividades de Pesquisa desenvolvidas desde 1971, resultaram 3 publicações internas, 3 pedidos de patentes, 218 trabalhos apresentados em Eventos Científicos, dos quais foram publicados 125 resumos, 33 trabalhos em anais de congressos nacionais, 16 em anais de congressos internacionais, 11 artigos em periódicos científicos nacionais com corpo editorial e 34 artigos em periódicos reconhecimento internacional, estando previsto mais um para breve.

Teses Orientadas e Concluídas (Mestrado / Doutorado)

Orientações concluidas : 6 PhD., 11 M.Sc. e 60 alunos de iniciação Científica. Atualmente orienta 1 Doutorando e 2 Mestrandos na EQ/UFRJ, 2 Doutorandos no DEQ/EPUSP e 1 aluno de Iniciação Científica na UFRJ.

Consulta Currículo Lattes: