UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Química da UFRJ

Cursos de Extensão

em Engenharia Química e Meio Ambiente

Escola de Química da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Desde 25/02/2009
Estatísticas 96148 visitas.
W3C XHTML 1.0

Curso de Extensão: Tratamento de Efluentes Industriais

Dados do Curso
Somente curso "in company": Justificativa: O tratamento dado às questões ambientais nas últimas décadas vem evoluindo de forma bem coerente a partir da percepção de que o aumento do número de indústrias e a conseqüente carga poluidora gerada levou à saturação dos meios receptores.

Recentemente, as questões ambientais passaram a ser, portanto, mais um aspecto na busca da qualidade total e o conceito de gerenciamento ambiental adquiriu uma nova definição em que as questões administrativas se agregam à multidisciplinariedade da questão ambiental.

A busca e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam à legislação ambiental vigente e que, ao mesmo tempo, sejam compatíveis com seu porte, localização, condições econômicas, operacionais etc., se faz primordial. Neste ponto, é importante que seja salientada a importância da operação correta e adequada de Estações de Tratamento de Efluentes.
Objetivo: Fornecer conhecimento aos participantes de forma que estes possam desenvolver tecnologias mais eficientes para o tratamento de efluentes, reduzindo a necessidade de investimento inicial das empresas e, também, seus custos operacionais para manter os sistemas em funcionamento. Além de permitir que as mesmas se adaptem às normas ambientais e, consequentemente, venham a contribuir para a redução do impacto ambiental da indústria como um todo.
Conteúdo Programático: 1) Panorama do Tratamento de Efluentes Industriais no Brasil.

2) Principais parâmetros de caracterização e seus impactos no meio ambiente.

3) Pré-Tratamento e Tratamento Primário (gradeamento, peneiramento, desarenação, equalização, coagulação/floculação, sedimentação e flotação).

4) Tratamento Biológico Aeróbio (lodos ativados e suas variantes, lagoas aeradas, discos biológicos rotatórios, filtros biológicos, leitos fluidizados).

5) Tratamento Biológico Anaeróbio (digestores de lodo, lagoas de estabilização, reatores de contato, filtros anaeróbios, reatores de manta de lodo e fluxo ascendente (RAFA), reatores de leito granular expandido (EGSB), reatores de recirculação interna).

6) Processos eletrolíticos (eletrocoagulação, eletroflotação, .).

7) Biorreatores de membrana.

8) Minimização de Efluentes.

9) Processos avançados de oxidação química.

10) Tecnologias auxiliares para os processos biológicos (adsorção com carvão ativo, separação com membranas, oxidação química).

11) Uso de Membranas no Tratamento de Efluentes.

12) Uso de Enzimas no Tratamento de Efluentes.
Público Alvo: Dirigentes, gerentes e profissionais de nível superior interessados e envolvidos com os aspectos ambientais, que atuam ou pretendam atuar na área de meio ambiente de organizações empresariais, setores públicos e entidades de pesquisa.
Equipe Responsável: Carlos Russo
D.Sc. Leeds University, Prof. Titular do PEQ/COPPE/UFRJ e da UERJ

Fernando Luiz Pellegrini Pessoa
D.Sc. EQ/UFRJ, Prof. Adjunto da EQ/UFRJ

Juacyara Carbonelli Campos
D.Sc. pelo PEQ/COPPE/UFRJ - Profª Adjunta da EQ/UFRJ

Lídia Yokoyama
D.Sc. pela PUC-RJ, Profª Adjunta da EQ/UFRJ

Magali Christe Cammarota
D.Sc. pelo IQ/UFRJ - Profª Adjunta da EQ/UFRJ
Depoimento de Participantes: TURMA 2010

“Professores de alto grau de conhecimento teórico e prático do tratamento de efluentes industriais. Foi uma importante troca de experiências profissionais, que proporcionaram maior capacitação nesta área.”
Alessandra Martin – Química/Laboratório de Controle de Qualidade da Estação de Tratamento de Esgoto da Pavuna - CEDAE

“O Curso permitiu atualizar sobre as tecnologias e processos de tratamento de efluentes industriais, com professores qualificados e com bom conhecimento técnico sobre o tema”
Diogo Botelho Ruas – Engenheiro Ambiental/Gerência de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da REDUC/Petrobras

“O Curso consegue, perfeitamente, superar as carências técnicas existentes na área de meio ambiente. Os professores são de altíssimo nível.
Parabéns para a Coordenadora Profa Cecilia Cipriano. Aguardo outros cursos da área.”
Marcos Valério de Freitas Brandão/ PCERJ - Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.


Turma de 2008.


"O curso de treinamento em tratamento de Efluentes Industriais, foi extremamente importante para o meu aprendizado nesta área. O objetivo inicial foi cumprido e os professores apresentaram os temas de maneira bastante didática, possibilitando a interação das diversas especialidades profissionais que estavam presentes. O ponto forte foi os professores, (todos eles) com uma capacidade indiscutível, um grande domínio sobre o assunto e uma enorme generosidade em repassar seus conhecimentos teóricos e práticos"
Karla Baptista da Cunha Menditi - Farmacêutica Industrial / Bioquímica/Laboratório Químico Farmacêutico de Exército

"O curso tem um ótimo conteúdo com professores muito bem qualificados, que conseguiram nos passar ótimas experiências e conhecimentos."
Regina Célia Castro - Gestora Ambiental/Empresa Silimed

"Achei muito bom. No meu caso por que precisava entender melhor alguns processos e isso aconteceu melhor do que eu esperava".
Flavio de Carvalho - Ecoturismo/Silimed

"Abrangente e enriquecedor para profissionais de diversas áreas envolvidas nas questões ambientais das suas empresas."
Cátia Siciliano Silvério - Arquiteta e urbanista/Indústrias Granfino S/A

"Eu gostei muito do curso, pois, todos os professores dominavam o assunto das aulas."
Mariana Castro - Engenharia Química/GMS Gestão e Saneamento básico

"O curso é de ótima qualidade e possui professores muito bem capacitados e conhecedores do assunto."
André Ribeiro Malhano - Tecnologia de Gestão ambiental/Águas de Niterói S/A

"O curso é de ótima qualidade."
Hélio Bessa Guerra/Engen. Elétrico

"O curso é de alto nível, professores gabaritados, com facilidade em expressar o conteúdo do programa."
Élson Passos Senna Filho/Biólogo especialista.

"Gostei muito do curso e mesmo sendo bióloga, consegui acompanhar todos os assuntos (que possuem um foco mais químico). A aplicação do conteúdo é imediata para quem trabalha com tratamento de efluentes industriais. Todos os professores têm capacidade e conhecimento teórico e, principalmente, prático dos assuntos abordados. Todos eles se colocaram á disposição (fornecendo seus e-mails) para futuros contatos. Mesmo sem trabalhar na área de tratamento de efluentes, gostei muito e aprendi bastante sobre o assunto, o que me deu falta de uma aula prática que poderia ser no laboratório de um dos professores ou uma visita á alguma indústria."
Alane Cristine Araújo Ribeiro/Ciências Biológicas


"O propósito e tema abordados pelo curso são bastante atuais. O corpo docente é altamente especializado, possuindo fluência em todo contexto. Que único senão é quanto á ordem, ou melhor, não ordem dos assuntos, causando um certo prejuízo quanto ao aprendizado como um todo"
Maria Tereza Rocha Costa - Engen. Química/Reduc / Petrobrás
Inscrição: Preencha o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (ícone situado ao lado esquerdo no topo da página), e siga as etapas recomendadas.

Depoimentos dos Alunos

Gostei muito do curso e mesmo sendo bióloga, consegui acompanhar todos os assuntos (que possuem um foco mais químico). A aplicação do conteúdo é imediata para quem trabalha com tratamento de efluentes industriais. Todos os professores têm capacidade e conhecimento teórico e, principalmente, prático dos assuntos abordados. Todos eles se colocaram á disposição (fornecendo seus e-mails) para futuros contatos. Mesmo sem trabalhar na área de tratamento de efluentes, gostei muito e aprendi bastante sobre o assunto, o que me deu falta de uma aula prática que poderia ser no laboratório de um dos professores ou uma visita á alguma indústria.

Nome: Alane Cristine Araújo Ribeiro
Formação:Ciências Biológicas

O curso é de ótima qualidade e possui professores muito bem capacitados e conhecedores do assunto.

André Ribeiro Malhano, Tecnologia de Gestão ambiental
Águas de Niterói S/A (Distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos).

Abrangente e enriquecedor para profissionais de diversas áreas envolvidas nas questões ambientais das suas empresas.

Cátia Siciliano Silvério, Arquiteta e urbanista
Indústrias Granfino S/A (Indústria alimentícia)

O curso é de alto nível, professores gabaritados, com facilidade em expressar o conteúdo do programa.

Élson Passos Senna Filho, Biólogo especialista.

Achei muito bom. No meu caso, porque precisava entender melhor alguns processos e isso aconteceu melhor do que eu esperava.

Flavio de Carvalho, Ecoturismo.
Silimed - Área de Resíduos sólidos e liquídos.

O curso é de ótima qualidade.

Hélio Bessa Guerra, Engenharia Elétrica
Empresa Municipal de Vigilância S/A (Área de Engenharia do trabalho).

O curso conta com uma equipe docente de peso, todos capazes de desenvolver conceitos importantes na área ambiental, através da construção do conhecimento com os participantes. Cria-se um excelente clima de aprendizagem e troca.

Isabel Regina Coelho Marques,
Socióloga do SESC (Área de Meio Ambiente).

O curso de treinamento profissional na área ambiental Gestão e Tratamento de Efluentes Industriais identifica vários aspectos aplicáveis, bem como desenvolve parâmetros para desenvolvimento de um programa de gestão apropriada a natureza, tamanho e aos impactos ambientais de atividades, produtos e/ou serviços. Achei muito oportuno participar do curso, o qual ampliou muito meus conhecimentos acerca do assunto. Com certeza participarei de outros.

José Celso Sette, Engenheiro Civil do SESC
(Gerência de Investimentos - Engenharia).

O curso requer conhecimento técnico. No meu caso, eu fiz o curso de auditoria ambiental e, agora, busquei este curso para conhecer realmente o que será cobrado dentro dos processos.

José Noberto de Carvalho, Direito (em curso).

Ótima abordagem, conhecimentos atualizados, material didático objetivo e ótimos profissionais.

Juliana Salvador Cardoso, Bióloga

O curso de treinamento em Tratamento de Efluentes Industriais, foi extremamente importante para o meu aprendizado nesta área. O objetivo inicial foi cumprido e os professores apresentaram os temas de maneira bastante didática, possibilitando a interação das diversas especialidades profissionais que estavam presentes. O ponto forte foi os professores, (todos eles) com uma capacidade indiscutível, um grande domínio sobre o assunto e uma enorme generosidade em repassar seus conhecimentos teóricos e práticos.

Karla Baptista da Cunha Menditi, Farmacêutica Industrial / Bioquímica.
Laboratório Químico Farmacêutico de Exército
Seção de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

O propósito e tema abordados pelo curso são bastante atuais. O corpo docente é altamente especializado, possuindo fluência em todo contexto. Que único senão é quanto á ordem, ou melhor, não ordem dos assuntos, causando um certo prejuízo quanto ao aprendizado como um todo

Maria Tereza Rocha Costa, Engenharia Química
Un - Reduc / Petrobrás (Área de Controle de Qualidade)

Eu gostei muito do curso, pois, todos os professores dominavam o assunto das aulas.

Mariana Castro, Engenharia Química
GMS Gestão e Saneamento básico Ltda
(Mapeamento dos processos de operação de água e esgoto).

O curso tem um ótimo conteúdo com professores muito bem qualificados, que conseguiram nos passar ótimas experiências e conhecimentos.

Regina Célia Castro, Gestora Ambiental
Silimed (Área de Meio Ambiente)

Links Recomendados

Cursos de Extensão em Engenharia Química e Meio Ambiente da EQ/UFRJ - Tel: (21) 2562-7653